Edifício CIEE-RS

Higienópolis, Porto Alegre/RS
BSF/ Método Engenharia - Arqtos Pedro Simch, Carlos Morganti e José Rocco
Consultoria na especificação de vidros, 2008
Área envidraçada: 3300 m²

No Edifício CIEE-RS, além da preocupação com o controle da entrada da radiação solar, através dos vidros refletivos, considerou-se a questão das perdas térmicas através das fachadas envidraçadas. Optou-se por vidros duplos e laminados refletivos com massa verde já que, pela sua própria pigmentação, o vidro verde diminui a transmissão do infravermelho curto com aumento de transmissão da parcela visível da radiação.
A escolha da solução para este projeto levou em consideração o balanço desejável entre a transmissão de luz e o bloqueio de calor, o aspecto arquitetônico desejado e o custo em relação ao retorno do investimento pela especificação desta solução, para o envidraçamento com PVB incolor. O vidro foi laminado com PVB opaco nas frentes das lajes e vigas para esconder a estrutura e marcar linhas horizontais, diferente da especificação original de todos os demais vãos.
Com esta solução, obteve-se resultados adequados com relação à economia de energia e controle da luminosidade, já que foram utilizadas também cortinas internas tipo “telas solares” para colaborar com este fim.
CONTE CORNETET | SBS Quadra 02 Bloco E, número 12, Sala 206 - Sobreloja, Asa Sul, Brasília - DF, CEP: 70070-120, Parte: P19 | Fone (61) 3041.9512